Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O IMPÉRIO INCA:

ANAIS DO I ENCONTRO LATINO AMERICANO DE ARQUEOLOGIA
PALESTRANTE CONVIDADO

ALFREDO JOSÉ ALTAMIRANO ENCISO

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro ChagasIPEC -FIOCRUZ








A arqueologia demonstra a presença da cultura material da sociedade Inca. Desde fins do século XIX o acumulo de material incaico e pré-incaico pelos paises do primeiro mundo foi cada vez mais intenso. Muito dessas coleções se encontram em grandes museus do mundo.
Os incas construíram cidades, caminhos, templos, objetos de oro, prata, tecidos, cerâmicas e crânios deformados ou patológicos constituem jóias e deslumbram a grandes e pequenos no mundo.   


O IMPÉRIO INCA



O território andino é altamente acidentado, variável  e caracterizado pela presença da cordilheira dos Andes, da corrente marinha fria de Humboldt, da extensa região amazônica e do litoral costeiro.
A cordilheira dos Andes formou-se há mais de 80 milhões de anos devido às pressões das placas continentais, no fins da era secundária. No período Pleistoceno, a região andina sofreu 4 grandes glaciações e intervalos estadiais (quentes). A fins da última glaciação Wisconsin começaram a chegada das primeiras ocupações humanas, entre 16 e 12 mil a.C., eram caçadores de camelídeos silvestres e fauna extinta. 
A temperatura é variável, quente e temperada na costa, fria nas alturas e quente e chuvosa na selva. Tem grandes elevações como o Huascarán e Huandoy (Ancash) que ultrapassam os 6700 m de altura. A região insere-se na extensa área do cinturão vulcânico do Pacifico Sul. Entre os lagos importantes são o Titicaca e o Chinchaycocha ou Bombón.
Tem 8 pisos ecológicos e mais de 200 áreas ecológicas que permitiram adaptar centenas de plantas autóctones dos Andes, costa e da selva. 



AS ORIGENS DO IMPÉRIO INCA


No século X d.C., os império Wari dominou as terras do Cusco através do centro administrativo Pikilljata. Após a queda desse império surgiu o centro religioso de Accamama, que provinha desde período Formativo com o sitio de Carmenca
Era um oráculo que os agricultores e pastores concentravam-se no Cusco com fim de conhecer o tempo. Dominados pelos Ayarmaca e os Killke.
Houve duas lendas. A lendas dos irmãos Ayar (local) e a lenda de Manco Capac (forâneo).



A EXPANSÃO DO IMPÉRIO INCA

O crescimento do império inca foi produto de uma política de permanente luta e competência pelo domínio das terras para a agricultura. Impulsionada pela elite ou panaca e ao serviço do exercito incaico. A base econômica do império foi a agricultura. Construíram “andenes” e levaram água a lugares secos e difíceis. Sua experiência em guerras no território andino complementou-se com a reciprocidade e redistribuição. Porém, formaram muitas alianças.

Cusco

A cidade de Cusco localiza-se a 3.300 m de altura, onde viviam os Ayarmaca e Killke, nos séc. XII-XIII d.C. A llacta de Cusco foi planificada sob um desenho zoomórfico de um puma. Ela dividia-se em Hanan-Cusco e Hurin-Cusco, sistema dual.
A cidade anteriormente chamava-se de Acamama, está rodeado pelo rios Tullumayu e Huatanay. Lugar onde se preparava a melhor chicha ou bebida sagrada dos incas com base de milho que atraia a milhares de camponeses para orara a seus deuses andinos e pedir força, energia e felicidade. Na Rua Manco Capac existe a pedra dos 12 ângulos. A técnica das rochas era a silheria
Sua traça urbana se orienta ao NO a rota ao chinchaycocha, no meio de uma praça principal onde havia sido edificado um ushnu.  Tinham um lugar de biblioteca chamada de Suntur-Paucar.
Na rua Sapi no Cusco viviam os doentes conformados por cegos, inválidos de guerra, com bocio, leishmaniose, sifilíticos, doença de Chagas e tuberculosos. Incluso, lábio leporino e anãos.   A maioria desses doentes eram considerados seres divinos marcados pelos deuses para ser sacrificados. 


-A língua quíchua é um idioma oficial do povo peruano.
-O problema do índio é o problema da terra e o menosprezo que sofrem dia a dia esta população por parte dos brancos, os dominantes. É insultada como “cholos”, mas que tem grande orgulho por seu glorioso passado o que lhes dá um horizonte de progresso através da ciência da arqueologia e do turismo.
- Mais de 10 milhões de habitantes peruanos são de raça mestiça com forte componente índio e negra. O sábio Alexander Von Humboldt dizia o Peru é um país mendigo sentado num banco de ouro. 


Os incas sabiam administrar seu povo e vasto território, utilizando as leis:
AMA SUA = Não sejas ladrão.
AMA LLULLA = Não sejas frouxo.
AMA QUELLA = Não sejas mentiroso.
AMA OPA = Não sejas bobo.
AMA WAÑURUSQA = Não matar.

CONCLUSÃO
-A grande civilização inca contribui ao mundo com mais de 200 tipos de plantas como o milho, batata, quinua, quiwicha, achira, feijão, além de animais domesticados de lhamas, alpacas e cobaias.
-Possui diversos monumentos e cidades maravilhosas que emocionam e encantam aos espectadores como Cusco, Machupichu, Pisac, Ollantaytambo, Huanucopapmapa, Pumpu, etc.
-Marcou um desenvolvimento social e político que dominou um vasto território andino.
-Suas proezas não somente destacam na arquitetura, também foram nas artes, literatura, medicina, ciência e religião. 


-Fomentar o intercambio de pesquisadores, professores e estudantes para estudar a realidade social tanto do Peru quanto do Brasil.
-Criar mecanismos de bolsas e reduzir os impostos aos pesquisadores e bolsistas na procura de conhecimentos de nossos povos.
-Desenvolver um turismo de qualidade tanto do Peru quanto do Brasil, através de uma rede de universidades que formem arqueólogos e cientistas sociais que lutem para o desenvolvimento de nossos povos. 


AGRADECIMENTOS

Ao Senhor Raimundo de Oliveira – Presidente do Clube de Engenharia;
Ao Senhor Telmo Cardoso Lustosa – Diretor do Centro de Atividades Culturais e Cívicas do Clube de Engenharia;
Ao Centro Brasileiro de Arqueologia;
Por uma integração da arqueologia peruana com a América do Sul.






Nenhum comentário:

Postar um comentário